sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Níveis da Escrita


Para Emília Ferreiro a escrita é um objeto de conhecimento, levando em conta as
tentativas individuais infantis; e o ponto de vista da interação, o aspecto social da escrita, onde a alfabetização é um processo discursivo.

1) Nível Pré-Silábico - as hipóteses das crianças são estabelecidas em torno do tipo e da quantidade de grafismo. A criança nesse nível tenta:
* diferenciar entre desenho e escrita
* utilizar no mínimo duas ou três letras para poder escrever palavras
* reproduzir os traços da escrita, de acordo com seu contato com as formas gráficas (imprensa ou cursiva), escolhendo a que lhe é mais familiar para usar nas suas hipóteses de escrita
percebe que é preciso variar os caracteres para obter palavras diferentes.
2) Nível Silábico- pode ser dividido entre Silábico e Silábico Alfabético:Silábico- a criança compreende que as diferenças na representação escrita está relacionada com o "som" das palavras, o que a leva a sentir a necessidade de usar uma forma de grafia para cada som. Utiliza os símbolos gráficos de forma aleatória, usando apenas consoantes, ora apenas vogais, ora letras inventadas e repetindo-as de acordo com o número de sílabas das palavras.Silábico- Alfabético- convivem as formas de fazer corresponder os sons às formas silábica e alfabética e a criança pode escolher as letras ou de forma ortográfica ou fonética.
3)Nível Alfabético- a criança sabe que:
* a sílaba não pode ser considerada uma unidade e que pode ser separada em unidades menores;* a identificação do som não é garantia da identificação da letra, o que pode gerar as famosas dificuldades ortográficas

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